Biópsia da Próstata

Você precisa fazer uma Biópsia da Próstata? O Dr. Antônio Rocha Jr. é Urologista em Teresina e fala mais sobre o exame! Confira!

Entenda mais a Biópsia da Próstata

A biópsia da próstata é um exame importante para auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula masculina do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga. Devido a ação da testosterona, ela se desenvolve durante a adolescência e cresce até atingir um tamanho médio ideal.

Diversas são as doenças que podem acometer a próstata em qualquer fase da vida do homem, apesar delas serem mais comuns depois dos 50 anos de idade.

Dessa maneira, indicamos que, a partir dos 45 anos, o homem visite periodicamente o urologista para fazer exames de rotina e, se for o caso, identificar precocemente problemas na próstata.

Quando a biópsia da próstata é necessária?

A biópsia de próstata é um exame recomendado quando existe a suspeita clínica de um câncer de próstata, por exemplo, por alterações no PSA (Antígeno Prostático Específico), presença de nódulos na próstata ao toque retal ou alterações em uma Ressonância Multiparamétrica da próstata.

Como é feito este procedimento?

A biópsia consiste em retirar fragmentos da próstata (geralmente, retiramos cerca de 12 fragmentos) através de uma agulha guiada por ultrassom transretal e encaminhá-los para análise pelo patologista.

No geral, este exame dura poucos minutos e podemos realizá-lo em consultório com anestesia local ou com sedação em uma sala de procedimentos adequada.

Assim, quando realizamos o exame com anestesia local, o paciente permanece acordado e fazemos um bloqueio dos plexos prostáticos (nervos) com anestésico. Então, ele não sentirá dor durante a retirada dos fragmentos.

Já quando realizamos o procedimento sob sedação em ambiente hospitalar, o paciente dorme durante todo o exame.

Dessa maneira, quando o paciente está acordado, poderá sentir incômodo durante a inserção do aparelho de ultrassom no canal anal, mas isso diminui com adequada lubrificação. Já quando realizado sob sedação, o exame é indolor.

Qual o preparo necessário para o exame?

Indicamos o uso de antibióticos um dia antes e no dia  da realização do exame. Para os casos realizados com sedação, será necessário jejum de 8 horas.

Além disso, caso o paciente apresente múltiplas comorbidades, será necessário fazer uma avaliação médica adequada para indicar eventuais outros preparos necessários.

Quais os cuidados após a biópsia da próstata?

No dia do exame, o paciente deverá estar acompanhado e, após sua realização, alguns cuidados serão necessários.

Por exemplo, não indicamos dirigir logo após o exame, será preciso fazer repouso no dia do procedimento, evitar esforço físico intenso e atividade sexual por 5 a 7 dias.

O exame pode causar alguma complicação?

As principais complicações são hematúria (sangue na urina), sangramento retal e hematospermia (sangue no ejaculado), infecção urinária e dificuldade para urinar.

No entanto, a presença de sangue na urina e no esperma pode ser normal nos primeiros dias após a realização do exame.

A biopsia da próstata é um exame importante, considerado uma intervenção de pequeno porte.

Assim, procure um médico urologista de confiança para te auxiliar!