Tratamento Lesões Verrucosas no Pênis

Quer entender sobre as Lesões Verrucosas no Pênis? O Dr. Antônio Rocha Jr. é Urologista em Teresina e explica.

Saiba mais sobre as Lesões Verrucosas no Pênis

As lesões verrucosas no pênis são causadas pela infecção de algumas variantes do vírus HPV.

A verruga é a manifestação clínica da doença, seja ela no pênis, base peniana ou região escrotal.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST), ou seja, é adquirido durante relações sexuais desprotegidas com parceiros que sejam portadores do vírus.

Em alguns casos, as verrugas podem ser microscópicas não sendo possível observá-las a olho nu. Além disso, não necessariamente o HPV causará sintomas, mesmo que esteja presente no organismo.

Independente de causar verrugas ou não, se o vírus estiver ativo no corpo, poderá ser transmitido. Assim, o uso de preservativo nas relações sexuais é essencial para prevenir a transmissão da doença.

Quais os principais sintomas associados às lesões?

A ocorrência de verrugas é o principal sintomas do HPV e, na sua fase inicial, elas não costumam estar associadas a outros incômodos.

No entanto, com o evoluir da infecção, poderão crescer em tamanho e quantidade, bem como estar associadas a prurido e sangramento.

Alguns tipos de HPV, apesar de não levarem ao aparecimento de verrugas, podem ser agressivos e oferecem risco de desenvolvimento de câncer genital. Por isso, é importante consultar um urologista regularmente.

Como é o diagnóstico?

Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito no consultório pela visualização direta da lesão e de suas características.

Eventualmente, poderemos solicitar a realização de uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Quais os tratamentos disponíveis para as lesões verrucosas no pênis?

O tratamento visa acabar com as lesões clínicas, ou seja, remover as verrugas visíveis, já que não existe uma forma de eliminar o vírus do corpo.

Atualmente, contamos com diversas técnicas para eliminar as lesões, seja com aplicação de ácido local, cauterização, crioterapia ou excisão cirúrgica.

O método que adotaremos dependerá de cada caso com base na avaliação do quadro do paciente pelo urologista.

Normalmente, o HPV não causa complicações no homem. Todavia, em caso de vírus mais agressivos, a complicação mais temida é a transformação da lesão em câncer de pênis, principal causa de amputação peniana no mundo.

Devemos lembrar que, na mulher, o HPV costuma gerar complicações com maior frequência, sendo a principal causa do câncer de colo de útero.

Como prevenir as lesões verrucosas no pênis?

Idealmente, é necessário vacinar crianças antes de iniciarem a vida sexual.

Atualmente, a vacina do HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação tendo como população alvo os meninos com idades entre 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

Além disso, adultos podem se vacinar, mas há uma queda na eficácia da vacina com o passar da idade.

Outra forma de prevenção importante é fazer uso de preservativos nas relações sexuais, bem como a higiene adequada da região.

As lesões verrucosas no pênis podem causar transtornos para o paciente e demandam tratamento adequado.

Então, procure um urologista de confiança para eliminá-las e, o mais importante, previna-se!