Estudo Urodânimico

Precisa realizar um Estudo Urodinâmico? O Dr. Antônio Rocha Jr. é Urologista em Teresina e explica sobre o exame. Leia mais!

Entenda mais o Estudo Urodinâmico

O estudo urodinâmico é um exame urológico importante para avaliar o funcionamento do trato urinário inferior.

É um procedimento invasivo realizado no consultório que avalia as pressões vesicais e abdominais durante as fases de enchimento e esvaziamento da bexiga para avaliar se ela está cumprindo sua função.

Tal exame é de suma importância no diagnóstico de algumas patologias.

Quando este exame é necessário?

Normalmente, solicitamos este exame para avaliar o quadro de pacientes que apresentam sintomas do trato inferior e que a avaliação clínica não permite chegar no diagnóstico adequado.

Dessa forma, costumamos indicá-lo nas seguintes situações:

• Incontinência urinária;
  • Sintomas de retenção urinária;
  • Infecções urinárias de repetição;
  • Bexiga neurogênica tanto em crianças quanto em adultos;
  • Aumento prostático no homem (na dúvida de obstrução).

Assim, o resultado do exame nos auxilia a determinar com maiores detalhes o porquê os sintomas urinários do paciente estão ocorrendo.

Como o estudo urodinâmico é feito?

Após realizarmos a urofluxometria, fazemos a passagem de uma sonda pela uretra (para a aferição da pressão vesical) e uma sonda retal (para aferição da pressão abdominal).

Então, enchemos a bexiga com soro fisiológico até sua capacidade máxima e, em seguida, o paciente deve fazer a micção.

Geralmente, as mulheres realizam este exame na posição sentada e os homens na posição em pé.

Os resultados nos trazem importantes informações sobre as condições do sistema urinário.

O paciente sente algum desconforto durante o exame?

Este é um exame que pode trazer alguns desconfortos, mas todos podem ser bem tolerados.

Por exemplo, durante a passagem da sonda uretral é possível ter algum incômodo que reduzimos com uso de anestésicos locais.

Além disso, é possível que o paciente sinta desconforto na bexiga por distensão vesical.

Qual o preparo necessário para o estudo urodinâmico?

Para realização deste estudo, é fundamental fazer um exame de urocultura prévio para descartar a existência de infecções.

Além disso, o paciente deve estar com a bexiga confortavelmente cheia no início do exame.

Existe algum cuidado após o exame?

Normalmente, este exame não demanda nenhum cuidado após sua realização.

O paciente poderá sentir algum leve desconforto ao urinar, mas essa sensação será passageira e o consumo adequado de água pode auxiliar.

Eventualmente, pode haver risco de infecção urinária e o médico deverá ser informado em caso de sintomas.

Caso você precise fazer este exame, fique tranquilo!

Procure um médico de confiança que te dará todas as explicações necessárias desde o preparo até os cuidados após a realização do estudo.