Tratamento p/ Cálculos Urinários

Quer entender mais sobre os cálculos urinários? O Dr. Antônio Rocha Jr. é Urologista em Teresina e explica melhor esta condição!

Mais sobre Cálculos Urinários

Popularmente conhecido como pedra nos rins, os cálculos urinários podem causar fortes dores para o paciente.

Ocorrem devido ao acúmulo de cristais dentro da via coletora do rim, onde a urina é despejada para a bexiga através dos ureteres.

Assim, os cálculos começam a se formar dentro do rim e podem aumentar de tamanho e migrar para o ureter ou bexiga.

Muitas vezes, os cálculos são assintomáticos e acabamos descobrindo-os em exames de rotina. Todavia, caso os sintomas se manifestem, eles costumam ser muito intensos.

Por que os cálculos urinários se formam?

Existem diversas condições clínicas que levam à formação de cálculos, por exemplo:

• Predisposição genética;
  • Baixa ingestão de água;
  • Alterações anatômicas do sistema urinário;
  • Distúrbios da produção e eliminação do cálcio, fosfato, oxalato e ácido úrico;
  • Infecções urinárias (Formação de cálculos infecciosos ou estruvita);
  • Uso de determinados medicamentos.

Quais os principais sintomas?

O principal sintoma do cálculo renal é a dor lombar súbita associada a náuseas e vômitos.

A dor, normalmente, é intensa, intermitente e, além da lombar, pode ocorrer em toda região entre as costelas e o quadril, abdômen e se estender até a área genital.

Além disso, o paciente pode ter sintomas de infecção, como febre e queda do estado geral.

Outros sintomas possíveis são a presença de sangue na urina, suspensão ou diminuição do fluxo urinário ou vontade de urinar com mais frequência.

Como é feito o diagnóstico dos cálculos urinários?

Para diagnosticar os cálculos, fazemos uma análise da história clínica do paciente.

Além disso, a partir da suspeita clínica, é de suma importância a realização de exames de imagem, como ultrassom ou tomografia.

Quais os tratamentos disponíveis?

O tratamento varia de acordo com o tamanho, localização, tipo de cálculo, densidade e características próprias do paciente.

Geralmente, cálculos pequenos podem ser expelidos naturalmente, quando migram para a via coletora.

Em outros casos esses cálculos obstruem a via urinária e é necessário realizar cirurgias minimamente invasivas através da própria via urinária, utilizando laser para fragmentar a pedra em cálculos menores e facilitar a retirada desses fragmentos.

Na grande maioria das situações são realizadas cirurgias endoscópicas/minimamente invasivas através da própria via urinária e sem cortes. Porém em alguns casos pode ser necessário a cirurgia por via aberta para a resolução dos cálculos urinários.

Além disso, é comum usarmos um cateter duplo J, uma estrutura como um stent que introduzimos no canal ureteral para garantir o bom fluxo urinário e a saída dos pequenos resquícios de cálculos.

Normalmente, a alta do paciente ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte.

A principal complicação de cálculos urinários que não recebam o devido tratamento é a sepse urinária, uma grave infecção associada à obstrução da via urinária por um cálculo.

Além disso, insuficiência renal crônica, dor lombar e infecções de repetição são outras complicações comuns.

Então, não deixe de fazer exames de rotina e procure ajuda médica caso perceba alterações ou desconfortos que foram citados acima.