Tratamento p/ Doenças Benignas da Próstata

Quer entender mais sobre as Doenças Benignas da Próstata? O Dr. Antônio Rocha Jr. é Urologista em Teresina e aborda este tema!

Saiba mais sobre as Doenças Benignas da Próstata

Existem algumas doenças benignas da próstata que podem ocorrer e merecem atenção.

A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino que tem a função de produzir uma parte do líquido seminal e que ajuda na proteção e nutrição dos espermatozoides.

Não é incomum que, especialmente em homens com mais de 50 anos, a próstata seja acometida por alguma doença, o que pode gerar uma série de incômodos no dia a dia.

Então, nestas situações, procurar auxílio médico é essencial.

Quais as principais doenças benignas da próstata?

Além da prostatite, o aumento prostático benigno, também conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB) é a principal doença benigna da próstata.

A prostatite é o inchaço da próstata que pode ocorrer por infecção, lesões ou distúrbios no sistema imunológico.

Já a HPB é um aumento não canceroso (benigno) da glândula que ocorre com o passar da idade e traz diversos incômodos ao homem.

Devemos frisar que ter a HPB não significa que o paciente tenha predisposição a desenvolver câncer de próstata.

Quais as causas dessas doenças?

A idade é o principal fator de risco para o aumento prostático e metade dos homens acima de 50 anos terão algum sintoma da doença.

Isso ocorre, pois a glândula da próstata aumenta conforme o homem envelhece e acredita-se que as alterações hormonais estejam associadas a este problema.

Quais os principais sintomas?

Quando a próstata aumenta, ela passa a comprimir a uretra e dificultar o fluxo de urina.

Assim, existem uma série de incômodos que o homem poderá sentir, como por exemplo: jato de urina mais fraco, gotejamento, esforço abdominal e aumento da frequência para urinar, inclusive, levando-o a acordar várias vezes à noite.

Além disso, devido a maior dificuldade em urinar, pode ocorrer da bexiga não esvaziar completamente e, nesse caso, a urina fica estagnada na bexiga. Consequentemente, os homens ficam suscetíveis a desenvolver infecções do trato urinário.

Como é feito o diagnóstico das doenças benignas da próstata?

O diagnóstico destas doenças é feito através da anamnese (entrevista médica) e exame digital da próstata (toque retal).

Ao sentir a próstata, na grande maioria das vezes, conseguimos identificar se ela está aumentada.

Então, em casos de suspeita de alterações, podemos solicitar exames complementares para auxiliar no diagnóstico, por exemplo:

• Ultrassom;
  • Tomografia computadorizada;
  • Exame de sangue para medir o nível de antígeno específico da próstata (PSA);
  • Urofluxometria/Estudo Urodinâmico.

Além disso, caso haja suspeita de câncer de próstata, solicitaremos também a execução da biópsia da próstata.

Quais os tratamentos disponíveis para as doenças benignas da próstata?

O tratamento do aumento da próstata será necessário, principalmente quando isso causar desconfortos ao paciente.

A base do tratamento é o uso de medicação, mas em caso de falha no tratamento clínico ou em alguns casos específicos, a cirurgia será a melhor alternativa.

Na cirurgia, uma parte da próstata é retirada para proporcionar alívio ao paciente. Esta é uma cirurgia endoscópica, ou seja, não demanda cortes, pois é feita por um equipamento que adentra o corpo através da uretra.

Em casos de próstatas muito volumosas, a cirurgia aberta é o método de escolha para a resolução do quadro.

A principal complicação do aumento da próstata é a falência vesical, onde a bexiga perde sua capacidade de contrair e expulsar a urina para fora.

Podemos citar também outras complicações, por exemplo: infecções urinárias de repetição, insuficiência renal crônica, prostatites, divertículos e cálculos vesicais.

Dessa forma, é essencial fazer os exames de rotina e procurar um urologista ao apresentar sintomas associados à micção!