A vasectomia é a cirurgia para esterilização do homem, um eficaz método contraceptivo, muito útil no planejamento familiar.
Embora esta cirurgia seja geralmente considerada uma forma permanente de contracepção, muitos homens acabam reconsiderando essa decisão.
Essa situação deve-se, normalmente, ao desejo de ter mais filhos em um momento diferente do casamento ou até mesmo com uma nova parceira.
A vasectomia é um procedimento cirúrgico de esterilização masculina, ou seja, a intervenção é capaz de impedir o homem de gerar filhos.
Esse procedimento contraceptivo realiza o bloqueio cirúrgico dos ductos deferentes, estruturas que transportam o esperma dos testículos para a uretra.
Assim, após a vasectomia, o homem continua produzindo espermatozoides, porém, as células sexuais não são mais expelidas na ejaculação.
Caso o paciente mude de ideia, é sim possível fazer a reversão da vasectomia, mas este é um procedimento maior que a cirurgia inicial, com um grau de complexidade mais elevado.
Dessa forma, as taxas de sucesso desse tipo de procedimento são bem variáveis e dependem muito do tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão.
Nesse sentido, quanto menor for o tempo entre os dois procedimentos, melhor será a taxa de sucesso.
Além disso, alguns outros fatores contribuem para o sucesso total da reversão da vasectomia, como:
A reversão de vasectomia age sobre os ductos deferentes, canal por onde passam os espermatozóides, que foram cortados ou bloqueados durante a operação inicial.
Dessa forma, busca-se permitir que os espermatozóides sejam novamente transportados através da ejaculação.
Realizamos o procedimento em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral ou raquianestesia.
Então, com o auxílio de um microscópio cirúrgico, obtemos uma visão minuciosa dos ductos deferentes.
Assim, retiramos a parte anteriormente modificada e fazemos uma nova ligação entre os dois cotos (partes do deferente) remanescentes.
Pode-se ainda fazer uma ligação direta entre o ducto deferente e o epidídimo (canais no interior da bolsa testicular que armazenam os espermatozóides), quando as condições permitem.
Normalmente, o paciente poderá voltar a ter relações sexuais após 7 a 10 dias da cirurgia.
Mas isso não quer dizer que ele já estará fértil.
Para avaliar se a cirurgia trouxe um resultado satisfatório, precisamos aguardar um mês e, então, realizar um espermograma para avaliar a presença de espermatozóides no ejaculado.
Apesar da reversão da vasectomia ser uma cirurgia complexa do ponto de vista técnico, trata-se de um procedimento de baixo risco para o paciente.
Entretanto, antes de qualquer cirurgia, realizamos uma consulta pré-anestésica e avaliação cardiológica nos pacientes que tenham fatores de risco, a fim de garantir uma cirurgia segura.
As complicações mais frequentes após o procedimento são hematomas e infecções que raramente evoluem para situações graves.
Assim, caso você deseje realizar a reversão da vasectomia, é fundamental discutir o seu caso com o especialista em urologia.
Então, marque uma consulta para entender quais são os resultados esperados e saber como será a sua cirurgia!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.