Layout do blog

Candidíase no homem: sintomas, causas e tratamento

21 de março de 2024

Mesmo sendo mais conhecida em mulheres, a candidíase no homem também é um problema de saúde que merece atenção. 

Portanto, conhecer seus sintomas, causas e fatores de riscos é fundamental para garantir um tratamento rápido, evitando seu agravamento e aumento do desconforto.


Ao longo desse conteúdo, vamos explicar mais sobre o que é a candidíase no homem, como identificar esse problema e como é realizado o tratamento. 


O que é a candidíase?


A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo da família Cândida, que normalmente está presente no organismo sem causar nenhum problema.


candidiase-o-que-e-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui


No entanto, sob determinadas condições, como em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, uso de antibióticos, entre outros, esse fungo pode proliferar e levar a sintomas que precisam de atenção.


Devemos ressaltar que a candidíase pode afetar várias partes do corpo, incluindo a pele, boca, garganta, os genitais femininos e masculinos e até mesmo o trato gastrointestinal.


Quais são os sintomas mais comuns da candidíase no homem?


A candidíase no homem pode se manifestar de diferentes formas, sendo uma causa bastante frequente de balanite, ou seja, uma inflamação da glande e prepúcio que recobre a glande. 

Além disso, essa condição cursa como uma doença inflamatória que causa coceira intensa, vermelhidão e inchaço da região acometida.


Quais são as principais causas da candidíase em homens?


O fungo da candidíase tem mais tendência de se proliferar em ambientes com pouca luminosidade e alta umidade. Nesse caso, a glande dos homens não circuncidados acaba se tornando um local ideal. 


Importante destacar também que outros fatores de riscos podem facilitar o surgimento desse problema, tais como:


  • Quedas na imunidade;
  • Longos períodos de stress;
  • Diabetes não controlada;
  • Quadros de obesidade;
  • Má higiene do pênis;
  • Não higienização do pênis após as relações.


A candidíase masculina é uma infecção sexualmente transmissível?



Muitas pessoas acreditam que essa condição é considerada uma infecção sexualmente transmissível, inclusive, tendo vergonha do seu contato e até mesmo evitando buscar o tratamento.


andidiase-no-homem-como-tratar-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui


Contudo, apesar do contato sexual poder desencadear uma balanite por fungo, a candidíase no homem não é considerado uma IST (e nem na mulher), sendo causada por outros fatores além das relações sexuais.


Quais medidas preventivas podem ser adotadas para evitar a candidíase no homem?


A candidíase no homem pode ser evitada, principalmente, com o controle dos fatores de riscos apresentados anteriormente.

Ou seja, é importante que os homens adotem cuidados como:


  • Controlar a diabetes;
  • Praticar atividades físicas regulares;
  • Adotar uma dieta boa e saudável;
  • Realizar uma higiene adequada do pênis;
  • Tratar a obesidade.


Nos casos refratários, também é importante realizar a cirurgia de postectomia, um procedimento cirúrgico responsável pela remoção do excesso de pele do prepúcio ou parte dele, indicado nos casos de fimose patológica.


Quais são os tratamentos disponíveis para a candidíase masculina?


Em relação ao tratamento da candidíase no homem, geralmente a principal recomendação é o uso de antifúngicos tópicos, capazes de combater as balanites causadas por fungo. 


Contudo, nos casos recorrentes ou na presença de fimose, a cirurgia de postectomia está indicada como uma forma de prevenção.


Para determinar o tratamento mais adequado, é necessário procurar um médico ao identificar os sinais do problema e seguir as suas recomendações.


Então, caso esteja com incômodos no pênis, marque o quanto antes uma consulta com o urologista! 


Dr. Antônio Rocha Jr.

Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222

  • Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Heliópolis (São Paulo);
  • Residência médica em Urologia pelo Hospital Estadual Vila Alpina (São Paulo).


Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.


Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. 

Agende Sua Consulta
Pielonefrite: o que é e como tratar
18 de fevereiro de 2025
Quer entender mais sobre a Pielonefrite? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre esta perigosa infecção!
Testículo inchado: como aliviar?
26 de dezembro de 2024
Você está com o Testículo Inchado e quer saber o que fazer? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e explica!
Cistoscopia: entenda como o exame é feito
19 de dezembro de 2024
Precisa realizar uma Citoscopia e quer entender mais sobre o exame? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Dor no períneo: quais são as causas?
12 de dezembro de 2024
Você está com Dor no Períneo e quer saber o que fazer? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Urofluxometria em Teresina: quando e onde fazer?
5 de dezembro de 2024
Precisa realizar uma Urofluxometria em Teresina? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o exame!
Cirurgia de hidrocele em Teresina: quando fazer?
22 de novembro de 2024
Você precisa realizar Cirurgia de Hidrocele em Teresina? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Cirurgia de pedra nos rins em Teresina: saiba onde fazer
5 de novembro de 2024
Você precisa fazer Cirurgia de Pedra nos Rins em Teresina? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Pedra na bexiga: como proceder?
29 de outubro de 2024
Você quer saber o que fazer em caso de Pedra na Bexiga? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e explica!
Varizes no testículo: esteja atento!
22 de outubro de 2024
Você quer saber como tratar as Varizes no Testículo? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Crioterapia ou Cauterização HPV em Teresina: como funcionam os procedimentos?
29 de agosto de 2024
Você precisa realizar a Crioterapia ou Cauterização de HPV em Teresina? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Mais Posts
Share by: