Após contaminar uma pessoa, o vírus da caxumba costuma se alojar nas glândulas parótidas, localizadas logo abaixo das nossas orelhas.
Porém, o vírus também pode migrar para outras partes do corpo e, em cerca de 25% dos homens infectados, o local escolhido é justamente a região dos testículos.
Nesse caso, pode-se prejudicar o mecanismo de reprodução dos homens e a infertilidade é um risco a se considerar.
A caxumba é uma doença causada pelo paramyxovirus , vírus da classe rubulavirus.
É uma infecção altamente transmissível que acomete as maiores glândulas salivares, chamadas de parótidas.
Assim, ela se espalha pelas gotículas da fala e através do contato direto com o infectado por meio de beijo, tosse ou respiração em locais fechados.
Nos casos mais graves, essa doença pode causar meningite, surdez e até mesmo levar à morte.
Além disso, para os homens, é alto o risco de inflamação dos testículos, condição conhecida por orquite.
A infecção possui um período de incubação que vai de duas a três semanas e, quando se manifesta, o vírus causa o aumento das glândulas salivares e faz o rosto do paciente inchar.
Assim, os principais sintomas da caxumba incluem:
Depois das glândulas salivares, o testículo é o principal acometido pela infecção do vírus da caxumba.
Normalmente, o órgão masculino pode ser afetado uma semana após a inflamação das glândulas localizadas abaixo da orelha.
Na ausência de tratamento adequado, existe 50% de chances de os testículos atrofiarem e das glândulas espermáticas sofrerem danos.
Assim, a produção de espermatozoides pode ser afetada, tanto em qualidade, como em quantidade.
Esse quadro, que chamamos de orquite viral, pode causar dificuldade reprodutiva e até mesmo a total esterilidade, principalmente se ambos os testículos forem atingidos.
A vacinação é a melhor forma de combater a infecção pelo vírus da caxumba.
Assim, todos esses problemas e riscos citados diminuíram muito após a adição da vacina tríplice ao calendário de imunização.
A vacina tríplice viral protege contra caxumba, sarampo e rubéola.
Sabemos que existe a crença de que o repouso impede que a caxumba desça para os testículos.
No entanto, infelizmente, nada impede que o vírus afete esta região depois que o paciente já se contaminou.
Não existe um tratamento específico para a infecção. Normalmente, indicamos repouso e o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para evitar complicações e diminuir o desconforto.
Nos casos de orquite, a inflamação dos testículos, espera-se que os sintomas melhorem entre 3 e 10 dias após o início do quadro.
Porém, também não contamos com uma medicação antiviral específica para estes casos, sendo o repouso, uso de suspensório escrotal e aplicação de compressas com gelo na região as medidas mais indicadas.
Caso o paciente não busque ajuda médica, os quadros de orquite não tratados podem se transformar em abscessos e até mesmo evoluir para uma infecção generalizada.
Por isso, em caso de dúvida, agende uma consulta com o seu urologista!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.