Cerca de 10% da população desenvolve algum tipo de hérnia durante a vida. A sua incidência é maior no sexo masculino, principalmente em crianças, sendo as crianças prematuras aquelas com maior chance de terem esta condição.
Nos adultos, existem alguns fatores que contribuem para sua ocorrência, por exemplo:
O paciente com a hérnia inguinal terá alguns sintomas característicos, por exemplo, dor na virilha, que pode irradiar para os testículos dos homens ou região genital das mulheres, queimação e abaulamento na região da virilha, principalmente após esforço abdominal.
Além disso, complicações mais graves geram obstrução intestinal e necrose das alças intestinais.
Fazemos o diagnóstico com a entrevista médica e exame físico no consultório.
Nos casos em que há dúvida, podemos solicitar uma ultrassonografia da parede abdominal, que pode ajudar a elucidar o diagnóstico.
O tratamento da hérnia inguinal é sempre cirúrgico, com reparo da falha da parede abdominal.
Inclusive, quanto menor a hérnia, maior é o sucesso da cirurgia. Isso porque, hérnias maiores tornam os tecidos mais frágeis, fazendo com que a cirurgia seja mais trabalhosa e o pós cirúrgico tenha mais inchaço (edema) e desconfortos.
Além disso, podemos receitar medicações nos casos em que não há complicações até que se programe a cirurgia com segurança.
Ressaltamos que esta é uma doença que evolui gradativamente. Ou seja, a hérnia se inicia pequena e vai aumentando com o passar do tempo e dos esforços que o paciente faz.
No entanto, caso não receba tratamento, poderão ficar maiores e levar a complicações, sendo a principal a obstrução intestinal.
Por vezes, as alças intestinais podem ficar aprisionadas no interior da hérnia promovendo estrangulamento, o que leva à diminuição da irrigação da parede do intestino, podendo causar a necrose na região.
Dessa forma, é fundamental procurar um urologista logo nos primeiros sintomas.
Somente assim poderemos fazer o diagnóstico preciso e o tratamento com segurança, de modo a garantir a saúde e bem-estar do paciente.
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.