Layout do blog

Epididimite: entenda a doença

15 de agosto de 2023

Epididimite é uma doença que pode afetar homens de todas as idades, mas costuma afligir, principalmente, pacientes entre 18 e 35 anos com a vida sexualmente ativa. 

Ela causa diversos sintomas incômodos, como dor ao urinar e febre, mas o seu tratamento é relativamente simples.


Nesse artigo, entenda melhor o que é, quais são as causas e como é o possível tratamento da epididimite! 


O que é epididimite?



Epididimite é a inflamação do epidídimo, um órgão localizado superiormente aos testículos, constituído por dois tubos que o ligam ao canal deferente (que, por sua vez, conecta o epidídimo à parte posterior da próstata). 


epididimite-causas-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui


A epididimite ocorre quando o epidídimo inflama devido a alguma infecção ou irritação. Geralmente, também vem acompanhada da inflamação dos testículos (orquiepididimite).


Quais são suas principais causas?


A principal causa da epididimite é a infecção bacteriana, sendo as bactérias Neisseria gonorrhoeae (responsável pela gonorreia) e Chlamydia trachomatis (responsável pela clamídia) as mais recorrentes em homens jovens, e os bacilos coliformes Gram-negativos em homens mais velhos. 


Ou seja, em alguns casos, é uma condição desencadeada por Infecções Sexualmente Transmissíveis


Quais são os sintomas da epididimite?


O principal sintoma é a dor na região testicular gradual (ao longo de dias). Além disso, outros sintomas associados são:


  • dor ao urinar ou na relação sexual; 
  • febre;
  • náusea; 
  • inchaço e vermelhidão no escroto;
  • secreção peniana anormal;
  • taquicardia;
  • hipotensão;
  • calafrios.


Como diagnosticar a epididimite?


O diagnóstico ocorre a partir da avaliação clínica. Ele funciona por meio de uma análise física e exames auxiliares, como exames de urina e ultrassonografia da bolsa escrotal.


Nesse caso, o diagnóstico deve ser preciso, pois vários sintomas da epididimite também são parecidos com a torção testicular (uma emergência urológica que deve ser tratada cirurgicamente), bem comum entre o público da mesma faixa etária.


Quais são as opções de tratamento disponíveis para a epididimite?


Uma vez dado o diagnóstico de epididimite, o tratamento funciona à base de antibióticos e geralmente não oferece maiores riscos, exceto em casos de orquite viral (causado pelo vírus da caxumba) e também casos mais graves, como tuberculose. 


Além dos antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e suspensório escrotal podem fazer parte do tratamento. Podemos indicar também as compressas com gelo e o repouso.


Lembrando que, caso ocorra em decorrência de uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), também será preciso tratar a doença para resolver o problema da epididimite.


O que fazer para prevenir a epididimite?


epididimite-prevencao-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui
epididimite-prevencao-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui


Considerando que a principal causa é a infecção por bactérias sexualmente transmissíveis, a melhor prevenção é o uso de preservativos nas relações sexuais. Além disso, outras indicações são: manter uma boa higiene genital e realizar exames regulares.


Para pacientes com idade mais avançada, as infecções urinárias são as principais causadoras de epididimites e, assim, as recomendações são beber bastante água e evitar segurar a urina por períodos prolongados.


Quais são as possíveis consequências da epididimite não tratada?


A pior consequência é o abscesso local com necessidade de tratamento cirúrgico e até mesmo retirada cirúrgica do epidídimo e testículo em caso de infecção avançada. 


Outros efeitos negativos são dores testiculares crônicas com tratamento difícil e interferência na qualidade de vida do paciente. 

Por isso, ao identificar os primeiros sinais da doença, busque um médico especialista.



Cuide sempre da sua saúde!


Dr. Antônio Rocha Jr.

Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222

  • Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Heliópolis (São Paulo);
  • Residência médica em Urologia pelo Hospital Estadual Vila Alpina (São Paulo).


Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.


Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. 

Agende Sua Consulta
Pielonefrite: o que é e como tratar
18 de fevereiro de 2025
Quer entender mais sobre a Pielonefrite? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre esta perigosa infecção!
Testículo inchado: como aliviar?
26 de dezembro de 2024
Você está com o Testículo Inchado e quer saber o que fazer? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e explica!
Cistoscopia: entenda como o exame é feito
19 de dezembro de 2024
Precisa realizar uma Citoscopia e quer entender mais sobre o exame? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Dor no períneo: quais são as causas?
12 de dezembro de 2024
Você está com Dor no Períneo e quer saber o que fazer? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Urofluxometria em Teresina: quando e onde fazer?
5 de dezembro de 2024
Precisa realizar uma Urofluxometria em Teresina? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o exame!
Cirurgia de hidrocele em Teresina: quando fazer?
22 de novembro de 2024
Você precisa realizar Cirurgia de Hidrocele em Teresina? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Cirurgia de pedra nos rins em Teresina: saiba onde fazer
5 de novembro de 2024
Você precisa fazer Cirurgia de Pedra nos Rins em Teresina? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Pedra na bexiga: como proceder?
29 de outubro de 2024
Você quer saber o que fazer em caso de Pedra na Bexiga? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e explica!
Varizes no testículo: esteja atento!
22 de outubro de 2024
Você quer saber como tratar as Varizes no Testículo? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Crioterapia ou Cauterização HPV em Teresina: como funcionam os procedimentos?
29 de agosto de 2024
Você precisa realizar a Crioterapia ou Cauterização de HPV em Teresina? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Mais Posts
Share by: