A tonalidade da urina pode ser um grande indicador de que algo está errado com a saúde, principalmente em relação a possíveis infecções e/ou sangramentos.
A seguir, apresentamos alguns motivos que podem alterar a cor da urina, mas ressaltamos a importância de procurar um urologista para um diagnóstico aprofundado caso note que algo não vai bem.
A urina é o resultado de uma espécie de filtragem do nosso sangue que ocorre nos rins. Sua coloração é proveniente da urobilina que, por sua vez, é resultante do processo de degradação da bilirrubina (impureza oriunda do processo de filtragem).
Desse modo, qualquer alteração na hidratação do paciente pode alterar a tonalidade da urina. Além disso, certos medicamentos, alimentos e, claro, doenças também podem provocar mudanças de coloração.
Quando a cor da urina foge da coloração amarelada, podemos suspeitar de algumas alterações.
Por exemplo, a urina avermelhada pode ser a sinalização de:
Além desses casos mais comuns, os pacientes vítimas de esmagamento dos músculos (levando à mioglobinuria) também podem ficar com a coloração avermelhada da urina sem a presença de hemácias.
Já a urina alaranjada pode ocorrer devido a ingestão de medicamentos (como sulfasalazina e varfarina) ou também consumo excessivo de cenoura.
Existem diversas causas para a coloração marrom da urina:
Em caso de urina mais escura ou preta, a depender da concentração, é possível que seja o resultado de um tom mais escuro de vermelho ou marrom.
Se acontecer a urina azul, pode ser decorrente do uso intravenoso de azul de metileno ou utilização de determinados medicamentos, como analgésicos das vias urinárias (fenazopiridina).
A urina verde costuma ser o resultado:
Por último, a urina de cor branca é comumente observada:
Basicamente, a coloração normal da urina é amarelada (com suas diferentes tonalidades), então, qualquer tonalidade diferente dessa precisa ser investigada.
Alguns sinais ligados à mudança da coloração normal da urina são:
Ressaltamos que alguns problemas que causam a alteração na cor da urina podem ser mais graves e demandar tratamento especializado.
Por isso, caso você identifique alguma mudança, consulte um urologista o quanto antes!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.