Quando as bactérias se localizam na bexiga e na uretra, temos casos mais leves de infecção, também conhecidos como cistite.
Todavia, quando as bactérias migram para os rins ou ureteres, teremos a pielonefrite, uma infecção mais grave que, se não receber o devido tratamento, pode levar à morte.
Então, é essencial buscar atendimento médico assim que sentir os primeiros sintomas da infecção para evitar complicações.
Além disso, a incidência em homens e mulheres varia de acordo com idade e sexo.
Por exemplo, no primeiro ano de vida, a infecção é mais comum em meninos e, após o primeiro ano até a fase adulta, é extremamente mais comum em mulheres.
Já na fase geriátrica, a prevalência das infecções em homens e mulheres é muito próxima, apesar dela ainda ser mais frequente em mulheres.
A infecção urinária ocorre pela entrada de patógenos dentro de qualquer parte da via urinária.
Existem alguns fatores de risco para tal, por exemplo:
Os principais sintomas da infecção urinária são:
Além disso, dor lombar, febre e calafrios podem acontecer nos casos de pielonefrite, quando a infecção chega aos rins e configura um quadro mais grave de infecção urinária.
Fazemos o diagnóstico através da anamnese, exame físico e exames complementares.
Então, uma história clínica bem detalhada atentando para os principais sinais e sintomas é fundamental para o diagnóstico.
Além disso, podemos solicitar exames de urina e, eventualmente, exames de imagem (por exemplo, o ultrassom e a tomografia).
O tratamento para as ITUs se baseia no uso de antibióticos específicos que vai variar conforme o tipo de infecção e a gravidade do caso.
Além disso, devemos sempre investigar e tratar anormalidades nas vias urinárias (como cálculos e obstruções), doenças metabólicas (por exemplo, o diabetes) e outras comorbidades (como os casos dos imunodeprimidos).
Diversas são as formas de prevenir as infecções urinárias, por exemplo:
Ressaltamos que as infecções urinárias trazem incômodos significativos para os pacientes e, se não receberem tratamento adequado, podem evoluir para casos mais graves.
Por isso, não deixe de procurar um urologista logo nos primeiros sintomas, de modo a fazer o diagnóstico e iniciar um tratamento o mais breve possível.
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.