Layout do blog

Pênis com fimose: o que fazer?

7 de junho de 2022

A fimose é a impossibilidade de retrair o prepúcio e expor totalmente a glande (cabeça do pênis). 


Podemos classificar esta condição em fimose primária ou secundária. A forma primária (fisiológica) é muito comum em crianças e sua incidência diminui com o passar dos anos.


Para se ter uma ideia, 50% dos meninos de até 1 ano de idade apresentam fimose e apenas 8% dos meninos até 8 anos de idade possuem essa impossibilidade de expor totalmente a glande. 


Já a fimose secundária (patológica) é decorrente de algum processo inflamatório crônico que gera cicatrizes e, consequentemente, deixa a pele do prepúcio mais espessa e menos elástica, formando um anel fibrótico que impede sua retração. 


Quais os sintomas do pênis com fimose? 


O principal sintoma é a impossibilidade de expor a glande não permitindo, por exemplo, a adequada higienização.


Assim, esta condição pode gerar mau cheiro, fissuras na pele, dor durante a relação sexual, sangramentos e infecções de repetição. 


É possível tratar a fimose sem cirurgia?


Na fimose primária, o tratamento não cirúrgico é o mais indicado. Então, podemos adotar o uso de algumas pomadas com grandes taxas de resolução.


tratamento-fimose-dr-antonio-rocha-junior-cirurgia-urologista-teresina


Já na fimose secundária, o tratamento será sempre cirúrgico, visto que nenhum tipo de medicamento se mostrou eficaz em resolver a fibrose local. 


Como é a cirurgia da fimose?


A cirurgia de fimose também recebe o nome de postectomia ou circuncisão e consiste em retirar o anel fibrótico e o excesso de pele, deixando a glande totalmente exposta. 


Realizamos este procedimento com anestesia geral em crianças e anestesia local em adultos, sendo que a alta hospitalar ocorre logo após sua finalização. 


Existem diversas técnicas cirúrgicas, como o PlastBell, técnica clássica, uso de grampeadores, entre outras, e cada uma tem sua indicação e deve ser discutida com o urologista.


cirurgia-fimose-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina


Diversas são as vantagens da realização desta cirurgia, sendo a principal a facilidade da higiene da glande.


Assim, o paciente terá uma diminuição de infecções e do risco de câncer de pênis.


Você poderá ler mais sobre a cirurgia de fimose e se informar sobre o assunto!


Curiosidade - emergência urológica!


Pode ocorrer do prepúcio se retrair com bastante dificuldade e depois não voltar para recobrir novamente a glande, situação que chamamos de Parafimose.


Em resumo, a pele forma um anel atrás da glande promovendo edema e dor local e, nessas situações, o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao pronto socorro com avaliação do urologista para resolução do problema. 

 


A fimose traz uma diminuição significativa da qualidade de vida do paciente, mas podemos tratá-la de maneira eficaz.


Então, não deixe de procurar o urologista caso esteja sofrendo com esta condição!


Dr. Antônio Rocha Jr.

Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222

  • Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Heliópolis (São Paulo);
  • Residência médica em Urologia pelo Hospital Estadual Vila Alpina (São Paulo).


Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.


Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. 

Agende Sua Consulta
Pielonefrite: o que é e como tratar
18 de fevereiro de 2025
Quer entender mais sobre a Pielonefrite? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre esta perigosa infecção!
Testículo inchado: como aliviar?
26 de dezembro de 2024
Você está com o Testículo Inchado e quer saber o que fazer? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e explica!
Cistoscopia: entenda como o exame é feito
19 de dezembro de 2024
Precisa realizar uma Citoscopia e quer entender mais sobre o exame? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Dor no períneo: quais são as causas?
12 de dezembro de 2024
Você está com Dor no Períneo e quer saber o que fazer? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Urofluxometria em Teresina: quando e onde fazer?
5 de dezembro de 2024
Precisa realizar uma Urofluxometria em Teresina? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o exame!
Cirurgia de hidrocele em Teresina: quando fazer?
22 de novembro de 2024
Você precisa realizar Cirurgia de Hidrocele em Teresina? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Cirurgia de pedra nos rins em Teresina: saiba onde fazer
5 de novembro de 2024
Você precisa fazer Cirurgia de Pedra nos Rins em Teresina? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Pedra na bexiga: como proceder?
29 de outubro de 2024
Você quer saber o que fazer em caso de Pedra na Bexiga? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e explica!
Varizes no testículo: esteja atento!
22 de outubro de 2024
Você quer saber como tratar as Varizes no Testículo? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina no Piauí e fala sobre o tema!
Crioterapia ou Cauterização HPV em Teresina: como funcionam os procedimentos?
29 de agosto de 2024
Você precisa realizar a Crioterapia ou Cauterização de HPV em Teresina? O Dr. Antônio Rocha Júnior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
Mais Posts
Share by: