Em linhas gerais, ocorre quando o paciente tem uma alteração no esperma que impossibilite a fecundação.
Então, uma dúvida corriqueira é sobre qual o momento certo de procurar o médico.
No geral, é preciso procurar ajuda quando o casal tem a falha na concepção após 1 ano de intercurso sexual regular e sem uso de métodos contraceptivos.
Cerca de 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva podem sofrer com a infertilidade. Geralmente há um pensamento errôneo em que a mulher é quem apresenta alguma alteração quando o casal não consegue engravidar.
Todavia, a proporção dos problemas pode estar igualmente distribuída entre homem e mulher, sendo fundamental que ambos procurem auxílio médico.
Diversas são as causas de infertilidade masculina, por exemplo:
Quando o paciente chega no consultório com esta queixa, precisamos fazer uma análise detalhada de seu histórico de saúde, paternidade pregressa e histórico familiar.
Além disso, realizamos exame físico e podemos solicitar uma série de exames laboratoriais e de imagem, por exemplo, ultrassom dos testículos, da próstata e vesículas seminais.
Então, a realização do espermograma será de suma importância para o diagnóstico, bem como para planejar o tratamento.
Caso seja necessário, solicitaremos também testes genéticos, de modo a chegar em um diagnóstico definitivo.
Ressaltamos que investigar a infertilidade masculina não é simples. Por isso, o paciente deve procurar um urologista de confiança que busque com detalhes a causa do problema.
Descobrir a causa da infertilidade é fundamental para iniciar o tratamento adequado.
Diversas são as opções que podemos lançar mão, por exemplo, mudança do estilo de vida, tratamento de doenças prévias, realização de cirurgia e estimulação de ejaculação.
Todavia, em situações nas quais não seja possível solucionar o problema para que o casal consiga a fecundação por meio das relações sexuais, será possível ainda pensar em alternativas, como a inseminação artificial e técnicas de reprodução assistida.
O mais importante é saber que existem muitas possibilidades de solucionar este problema.
Então, não hesite em procurar um urologista caso você e sua parceira estejam enfrentando dificuldades na concepção!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.