Exame de toque: chega de tabu!
O exame de toque retal, ou exame digital retal, é fundamental para avaliar alterações na próstata, além de ser útil para diagnosticar doenças no reto e no ânus.
Possivelmente, este é um dos maiores tabus dos pacientes, mas isso não é necessário, visto que este exame é bastante rápido e faz parte da rotina dos urologistas.
Para realizá-lo, introduzimos o dedo indicador no ânus do paciente para examinar a região utilizando toda paramentação adequada (luva e lubrificante), de modo a garantir maior segurança e reduzir o desconforto.
Além disso, se tiver história familiar de câncer de próstata, for negro e com 45 anos ou mais, é de suma importância fazer consultas de rotina.
Homens que não apresentam os fatores de risco, mas que tenham mais de 50 anos também devem se cuidar.
Quando o exame é necessário?
A realização do exame de toque retal é necessária quando suspeitamos de hiperplasia prostática benigna, bem como no rastreio do câncer de próstata.

Então, com este exame obtemos informações valiosas, como o tamanho e consistência da próstata, além de ser possível investigar a presença de nódulos.
Além disso, poderemos avaliar a presença de outros problemas na região, como por exemplo, fissuras anais e hemorroidas.
Como realizamos o exame de toque?
Inicialmente, ressaltamos a importância do paciente estar tranquilo e relaxado. Isso porque, este exame é bastante rápido e fazemos o possível para reduzir o desconforto.

Então, poderemos posicioná-lo de diversas formas. As mais comuns são com o paciente deitado totalmente de lado e com as pernas flexionadas ou em pé com o tronco inclinado para frente.
Porém, cada caso é único e poderemos perfeitamente utilizar outras posições.
Qual preparo é necessário para o exame?
Não indicamos nenhum preparo especial para realizar o toque retal. No entanto, podemos postergá-lo caso o paciente esteja com alguma cirurgia recente na região anal.
Existem cuidados especiais após o exame de toque?
Quando feito da maneira correta, este exame é totalmente indolor e não gera traumas. Assim, o paciente não precisará ter nenhum cuidado especial após sua realização.
Como vimos, o toque retal é um exame bastante simples, mas que traz informações fundamentais para diagnosticar doenças que podem afetar significativamente a saúde e qualidade de vida do homem.
Cuide da sua saúde, você só tem a ganhar!
Dr. Antônio Rocha Jr.
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
- Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Heliópolis (São Paulo);
- Residência médica em Urologia pelo Hospital Estadual Vila Alpina (São Paulo).
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.