Qual é o médico do homem? Saiba mais sobre o Urologista!
Qual é o médico do homem? Saiba mais sobre o Urologista!
O médico do homem é aquele especializado no aparelho urogenital e o responsável por acompanhar pacientes do sexo masculino.
A partir dessas consultas regulares, esse profissional consegue diagnosticar e tratar diferentes doenças, bem como auxiliar na prevenção.
Portanto, se você não tem o hábito de frequentar o médico do homem ou tem dúvidas sobre a importância desse acompanhamento, venha conosco nesse conteúdo e saiba mais!
Quais são as principais atribuições do médico do homem?
O urologista é conhecido como o médico do homem, por acompanhar os pacientes em todas as fases da vida, desde a infância, durante o desenvolvimento do aparelho urogenital e no envelhecimento.
Na adolescência e na vida adulta, esse profissional avalia o início da vida sexual e reprodutiva, enquanto nas idades mais avançadas, atua na manutenção da vida sexual, investigando patologias da próstata e mantendo um bom padrão urinário.

Outras condições que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo médico do homem são:
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Fimose;
- Pedra no rim;
- Ejaculação precoce;
- Impotência sexual;
- Infertilidade;
- Infecção urinária.
Além disso, o urologista costuma ser também o primeiro contato de muitos homens com algum médico.
Dessa forma, esse especialista também fica responsável por identificar e encaminhar o homem para o tratamento de outras condições fora da área da urologia.
Como será a consulta com o médico do homem?
A consulta com o médico do homem depende da fase da vida do paciente, sua condição, as necessidades principais e sintomas que precisam ser investigados.
Desse modo, o urologista pode analisar a saúde sexual, reprodução, qualidade de vida, padrão urinário e ainda realizar o tratamento de todos os distúrbios associados.
Para descobrir essas informações, durante o atendimento, perguntamos sobre o motivo da consulta, a rotina do paciente, seu histórico médico e familiar e entre outras informações relevantes.
Dependendo do caso, podemos solicitar alguns exames, como de sangue ou de imagem.
Com esses resultados em mãos, temos uma ideia melhor do quadro do paciente e podemos liberá-lo ou indicar o tratamento mais adequado para seu quadro.
Lembrando que, a partir dos 45 anos, é realizado também o exame de toque para avaliação da próstata, possibilitando um diagnóstico precoce do câncer — o que aumenta as chances de recuperação em 90%.
Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade de consultar o médico do homem?

Assim como as mulheres possuem o hábito de irem ao ginecologista, os homens também devem ser acompanhados por um urologista, desde a infância.
Nesse caso, cabe aos pais levarem os filhos para investigar possíveis variações anatômicas ou desordens genéticas.
O médico do homem também oferece aconselhamentos importantes sobre o início da vida sexual e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, informações que nem sempre são compartilhadas pelos pais.
Desse modo, os pacientes aprendem como prevenir as doenças relacionadas ao seu aparelho urogenital, diminuindo as chances de complicações.
Além disso, as consultas ajudam quando o homem apresenta qualquer dificuldade para praticar atividades sexuais ou alteração do padrão urinário.
Em uma fase mais tardia, o acompanhamento é necessário para ser feito o rastreamento precoce do câncer de próstata a partir dos 50 anos.
Quais são os exames comuns solicitados pelo urologista?
Os principais exames realizados pelo médico do homem são o exame clínico, na forma de entrevista, e o exame físico.
Outros também podem ser solicitados, dependendo das queixas individualizadas, como exames laboratoriais, espermogramas, exames de urina, exames de imagem do aparelho urinário ou exames urodinâmicos.
Ressaltamos aqui que esse acompanhamento regular é vital para garantir a saúde em dia, uma vida sexual ativa e saudável, bem como prevenir e tratar doenças mais graves.
Portanto, visite o médico do homem regularmente ou quando sentir mudanças em seu aparelho urogenital!
Dr. Antônio Rocha Jr.
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
- Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Heliópolis (São Paulo);
- Residência médica em Urologia pelo Hospital Estadual Vila Alpina (São Paulo).
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.