Contudo, homens mais velhos também podem apresentar esse problema, especialmente se fizeram parte do grupo de risco.
Portanto, conhecer os seus sintomas e o que fazer ao identificar uma torção testicular é fundamental para garantir que esse órgão seja salvo e evitar maiores danos.
A torção testicular é uma condição médica grave em que o cordão espermático que suporta o testículo se torce, impedindo que o fluxo sanguíneo chegue até esse órgão.
Os pacientes que sofrem com esse quadro geralmente possuem um testículo que não é bem fixado no interior da bolsa escrotal, permitindo sua rotação.
Além disso, o problema pode levar à lesão dos tecidos testiculares devido à falta de oxigênio e nutrientes e, se não for tratada prontamente, pode resultar na perda do testículo.
A torção testicular é normalmente acompanhada de uma dor aguda unilateral e de forte intensidade, sendo esse seu principal sintoma.
No entanto, os pacientes também podem apresentar outros sintomas como mal-estar, náuseas, inchaço e vermelhidão no testículo, dores abdominais e dificuldade em andar.
Então, ao sentir esses sintomas, é fundamental procurar o Urologista imediatamente, já que esta é uma emergência médica que requer tratamento imediato para evitar danos permanentes ao testículo.
No passado, diversos fatores já foram associados com a torção testicular.
No entanto, hoje sabemos que a única condição que aumenta o seu risco é a criptorquidia (testículos não descidos).
Ademais, a ocorrência de trauma local e exercício físico vigoroso podem precipitar uma torção.
Outro ponto a se considerar é a idade do paciente, já que a maioria dos casos ocorrem em adolescentes e jovens adultos.
Reconhecer esses fatores de risco é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce da torção testicular.
O diagnóstico da torção é clínico, ou seja, através da análise do histórico e exame físico.
Além disso, exames como a ultrassonografia podem auxiliar na pesquisa de fluxo sanguíneo para o testículo, principalmente nos casos duvidosos.
Contudo, o recomendado é não atrasar de forma alguma o tratamento definitivo, que apenas ocorre por meio de procedimento cirúrgico.
O principal inimigo do paciente nesses casos é o tempo, pois quanto mais tempo o testículo passa sem fluxo sanguíneo, maior é a probabilidade de necrose e morte testicular.
Ou seja, o diagnóstico e o tratamento devem ser feitos o mais rápido possível, visando manter esse órgão saudável.
Não é viável tratar essa condição com medicamentos e a destorção manual pode ser tentada, porém sua eficácia é inconsistente.
Geralmente, o tratamento é realizado por meio de intervenção cirúrgica na qual, além de realizar a destorção, avaliamos a viabilidade do testículo e podemos realizar a fixação lateral para prevenir futuras torções.
Infelizmente, não há como prevenir a torção testicular em pacientes que nunca apresentaram essa condição, principalmente por atingir em sua maioria crianças, que estão sempre propensas a sofrerem traumas na região.
Por outro lado, os médicos podem prevenir a reincidência desse problema com a fixação do testículo contralateral durante o procedimento cirúrgico, necessário para a correção.
Além disso, os homens que possuem criptorquidia — fator de risco da torção testicular — devem evitar ao máximo traumas e exercícios vigorosos que atinjam essa região.
E claro: ao sentir uma dor aguda nos testículos, procure o mais rápido possível uma emergência médica para realizar o diagnóstico e tratamento adequados!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.