Contudo, se essa doença não for devidamente tratada no público masculino, pode causar determinados problemas indesejáveis, como disfunção erétil e até mesmo infertilidade.
Ao longo desse conteúdo, vamos explicar mais sobre a uretrite, seus fatores de riscos, sintomas e como tratá-la para evitar o surgimento de outras complicações.
A uretrite é uma condição médica caracterizada pela inflamação da uretra, isto é, do tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.
Esse quadro inflamatório pode ser causado por infecção bacteriana, viral ou fúngica, sendo as ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) as causas mais comuns entre os pacientes diagnosticados.
Além disso, a uretrite também pode ocorrer por uma irritação devido ao uso de substâncias químicas ou irritantes.
O principal sintoma da uretrite é a presença de dor e/ou ardência ao urinar, associado a saída de secreção purulenta ou mucopurulenta através da uretra.
Além disso, alguns pacientes também podem apresentar quadros de febre, mal-estar, desconforto na região perineal, dor durante as relações sexuais, sangramento leve da uretra e entre outros incômodos na região.
Portanto, ao identificar um desses sintomas, é importante agendar o quanto antes uma consulta médica para poder realizar o diagnóstico adequado.
O diagnóstico da uretrite é realizado por meio de um exame clínico e físico, nos quais observamos a presença de secreção purulenta durante a expressão da uretra.
Outras formas de identificar essa condição é por meio de exames de cultura de urina e microscopia com material coletado diretamente da secreção purulenta.
Os exames de sangue também podem ser úteis, mas não são essenciais e não devemos esperar os seus resultados para dar início ao tratamento, desde que tenhamos identificado a condição com outros laudos.
O tratamento depende da causa da uretrite, mas é geralmente realizado através da ministração de antibióticos adequados.
Contudo, os casos de resistência bacteriana aos tratamentos utilizados tem aumentado nos últimos anos e devem ser investigados, sendo necessário a administração de novos antibióticos.
Inclusive, tratar a parceria é de fundamental importância para impedir a cadeia de transmissão da bactéria e o contágio de mais pessoas.
Após o seu diagnóstico, o paciente deve iniciar o quanto antes o tratamento da uretrite, visto que essa condição pode se agravar e provocar outros problemas mais graves, como:
Por isso, é fundamental que os pacientes procurem o quanto antes um tratamento adequado, garantindo a desinflamação da uretra e o surgimento de outras complicações médicas, que podem ser até mesmo mais graves.
Como as ISTs são uma das causas mais comuns da uretrite, a melhor forma de prevenir essa doença é usando preservativos durante as relações sexuais.
Além disso, a realização de exames de rotina possibilita o diagnóstico precoce dessa condição, facilitando o tratamento e evitando o surgimento de problemas mais graves, como os citados anteriormente.
Então, dados os riscos da doença, é importante que o paciente procure o quanto antes um profissional de saúde para iniciar o tratamento adequado!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.