fev. 28, 2024

A uretrite é uma condição que pode atingir tanto os homens como as mulheres, inclusive, provocando sintomas similares.

Contudo, se essa doença não for devidamente tratada no público masculino, pode causar determinados problemas indesejáveis, como disfunção erétil e até mesmo infertilidade.

Ao longo desse conteúdo, vamos explicar mais sobre a uretrite, seus fatores de riscos, sintomas e como tratá-la para evitar o surgimento de outras complicações.

O que é a uretrite e quais são as principais causas dessa condição?

A uretrite é uma condição médica caracterizada pela inflamação da uretra, isto é, do tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.

Esse quadro inflamatório pode ser causado por infecção bacteriana, viral ou fúngica, sendo as ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) as causas mais comuns entre os pacientes diagnosticados.

Além disso, a uretrite também pode ocorrer por uma irritação devido ao uso de substâncias químicas ou irritantes.

Quais são os sintomas mais comuns da uretrite?

O principal sintoma da uretrite é a presença de dor e/ou ardência ao urinar, associado a saída de secreção purulenta ou mucopurulenta através da uretra.

Além disso, alguns pacientes também podem apresentar quadros de febre, mal-estar, desconforto na região perineal, dor durante as relações sexuais, sangramento leve da uretra e entre outros incômodos na região.

Portanto, ao identificar um desses sintomas, é importante agendar o quanto antes uma consulta médica para poder realizar o diagnóstico adequado.

Como ela é diagnosticada?

O diagnóstico da uretrite é realizado por meio de um exame clínico e físico, nos quais observamos a presença de secreção purulenta durante a expressão da uretra.

Outras formas de identificar essa condição é por meio de exames de cultura de urina e microscopia com material coletado diretamente da secreção purulenta.

Os exames de sangue também podem ser úteis, mas não são essenciais e não devemos esperar os seus resultados para dar início ao tratamento, desde que tenhamos identificado a condição com outros laudos.

Quais são as opções de tratamento disponíveis para a uretrite?

O tratamento depende da causa da uretrite, mas é geralmente realizado através da ministração de antibióticos adequados.

uretrite-diagnostico-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui

Contudo, os casos de resistência bacteriana aos tratamentos utilizados tem aumentado nos últimos anos e devem ser investigados, sendo necessário a administração de novos antibióticos.

Inclusive, tratar a parceria é de fundamental importância para impedir a cadeia de transmissão da bactéria e o contágio de mais pessoas.

Quais são os riscos de complicações se a uretrite não for tratada adequadamente?

Após o seu diagnóstico, o paciente deve iniciar o quanto antes o tratamento da uretrite, visto que essa condição pode se agravar e provocar outros problemas mais graves, como:

• Dor pélvica crônica;
  • Prostatite crônica;
  • Infertilidade;
  • Disfunção erétil;
  • Disúria crônica;
  • Estreitamentos da uretra.

Por isso, é fundamental que os pacientes procurem o quanto antes um tratamento adequado, garantindo a desinflamação da uretra e o surgimento de outras complicações médicas, que podem ser até mesmo mais graves.

Existem medidas preventivas que podem reduzir o risco de desenvolver uretrite?

Como as ISTs são uma das causas mais comuns da uretrite, a melhor forma de prevenir essa doença é usando preservativos durante as relações sexuais.

uretrite-prevencao-dr-antonio-rocha-junior-urologista-teresina-piaui

Além disso, a realização de exames de rotina possibilita o diagnóstico precoce dessa condição, facilitando o tratamento e evitando o surgimento de problemas mais graves, como os citados anteriormente.

Então, dados os riscos da doença, é importante que o paciente procure o quanto antes um profissional de saúde para iniciar o tratamento adequado!

25 abr., 2024
Você quer saber o que é e quais os riscos do Priapismo? Dr. Antônio Rocha Junior é Urologista em Teresina, no Piauí, e fala sobre o tema!
14 mar., 2024
Está com Prostatite? Dr. Antônio Rocha Junior é urologista em Teresina, no Piauí, e explica!