Ao infectar o hospedeiro após contato direto, estes vírus invadem as células da camada basal da epiderme e penetram na pele e mucosa da área genital.
Geralmente, as verrugas são indolores, mas podem apresentar prurido intenso e sangramento por trauma no local.
Além disso, o paciente pode ter sangramento uretral ou obstrução do fluxo da urina, caso as verrugas estejam localizadas na parte final da uretra (meato uretral).
Apesar de existirem tratamentos que o próprio paciente aplica em domicílio, nunca é indicado iniciá-los sem antes ter uma avaliação médica e exame físico adequado.
Isso porque, diversas são as complicações que podem ocorrer quando o paciente não está devidamente orientado.
Fazemos o diagnóstico das verrugas no pênis pelo exame físico, no qual identificamos visualmente uma ou várias erupções, que podem ter a aparência de couve-flor, placa elevada ou perolada.
Além disso, podemos solicitar a realização de biópsias para confirmar o diagnóstico!
Para o tratamento, buscamos remover todas as lesões clínicas (verrugas) identificadas.
Então, podemos utilizar ácidos tópicos, crioterapia, cauterização elétrica ou excisão cirúrgica.
O método que adotaremos dependerá de cada caso com base na avaliação do quadro do paciente pelo urologista.
Ressaltamos que não existe uma forma de eliminar o vírus do corpo. Assim, pode ser que o próprio organismo acabe por eliminá-lo com o tempo, ou pode ocorrer também dele ficar latente no organismo e voltar a se manifestar futuramente.
O não tratamento das verrugas no pênis pode implicar em problemas mais sérios, como por exemplo, a deformação local, transformação em tumores malignos e recorrência após o tratamento.
Além disso, o paciente poderá transmitir o vírus a outros parceiros e devemos ressaltar que o HPV é mais perigoso para as mulheres, sendo a principal causa da ocorrência do câncer de colo de útero.
Existem algumas formas de prevenir as lesões no pênis:
É muito importante saber que, no Brasil, a vacina quadrivalente contra o HPV já está no Programa Nacional de Imunização para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.
Além disso, mulheres imunossuprimidas entre 9 e 45 anos e homens imunossuprimidos entre 9 e 26 anos também fazem parte do calendário.
A vacinação é efetiva na redução dos casos de câncer de colo do útero em mulheres e recorrência de verrugas em pacientes previamente tratados.
A prevenção é sempre o melhor caminho a seguir. Cuide sempre da sua saúde!
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Antônio é Professor de Urologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI e Especialista em Urologia. Atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Clínica NefroVida
Av. Gov. Tibério Nunes, 365
Sala 01, Frei Serafim
Teresina/PI
Dr. Antônio Rocha Junior - CRMPI 6227 | RQE 4222 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.